top of page
feminino-farinha-sobre.png

O PROJETO

O Projeto Cultural denominado: O Protagonismo Feminino na Perpetuação da Cultura das Casas de Farinha é um projeto de pesquisa fotográfica proposto e executado pelo RETROGRAPHIE, com fotos de Luciana Dantas/Retrographie e curadoria da professora Renata Victor. Foi aprovado e incentivado pelo FUNCULTURA, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e apoiado pelo SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa).

 

O Projeto teve o objetivo principal de registrar fotograficamente a rotina (doméstica, do campo e empreendedora) de mulheres agricultoras que fazem uso da forma tradicional de beneficiar a mandioca e lideram as Casas de Farinha familiares. Georreferenciando as Casas de Farinha, divulgando e incentivando a aquisição dos produtos beneficiados por elas.

 

A pesquisa de campo e os registros ocorreram em diversas cidades no Estado de Pernambuco – Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Pombos, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Amaraji, Primavera e Feira Nova – no período de julho a outubro de 2018, culminando com uma Exposição Fotográfica.

Buscamos Casas de Farinha cuja produção fosse não apenas para consumo doméstico, mas também para o mercado. E nas quais as produtoras mantém e administram suas próprias casas de farinha tradicionais, não mecanizadas. Essas mulheres têm o mérito de perpetuar de forma sustentável a forma secular e tradicional da produção artesanal e tradicional da farinha de mandioca.

Como empreendedoras que são, vendem, nas feiras onde participam, os produtos tradicionais (a farinha, a goma e o beiju), além de saborosas receitas inovadoras,  como bolo da mandioca e pastel de mandioca (recheado com carne de jaca ou refogado com verduras) pensando no público celíaco e vegetariano.

Essas mulheres produtoras utilizam boas práticas ambientais, uma vez que é feito o aproveitamento adequado da manipueira na adubação da horta orgânica (com diversas culturas) e no manejo orgânico do plantio da mandioca. Com isso, dão um importante ensinamento à atual e a futuras gerações: mesmo em uma atividade secular, estão atentas às mudanças e melhorias do presente, sem perder a tradição, a qualidade, a pureza e a naturalidade.

bottom of page